quarta-feira, 13 de julho de 2011

Metáfora






Platão, em um dos seus pensamentos e discursos, deixava claro não acreditar na democracia. Ele dizia que ela não nos dava o melhor governo e apenas nos oferecia aquele que aparentasse ser melhor pelo fato de obter uma retórica capaz de ludibriar os povos.


Sem dúvida, Platão foi criticado e essa crítica acentua-se ainda mais nos dias atuais. Não queria este recém-nascido blogueiro, em uma das sua primeiras postagens, expor a sua indignação diante dos fatos que envolvem a política. Mas o silêncio dos bons é que leva o mundo ao caos. E esta indignação nasce por conta do coronelismo que impera nas cidades pequenas deste imenso Brasil.


Homens dotados de discursos e carisma encantadores, mas sem nenhum conhecimento político, assumem o poder e utilizam dele para aumentar o seu ego e vaidade. Humilham as pessoas como se estas fossem escravos. Não pagam salários aos trabalhadores, compram a imprensa falada e escrita e agem como verdadeiros ditadores. Além disso, tais governantes fazem uma cerca entre si, modeladas de subalternos que sugam a máquina pública com altos salários e jogam ao chão qualquer um que se levante contra seu “sinhozinho”.


O poder legislativo pouco se importa com os acontecimentos, barganham os empregos de seus familiares e algumas outras vantagens em troca da taciturnidade. Tentam em seu discurso responsabilizar o povo pelas mazelas que afligem a comunidade.


Alguns bons até se levantam e com a esperança que existe em seu coração, saem à luta, mas, muitas vezes, são golpeados pela tirania e pelo medo dos outros bons, covardias estas, que configuram um novo AI-5.


Sem instrumentos para se defender, a sociedade vive a fome, a miséria, a insegurança etc., e volta a lembrar do passado sombrio que assolou suas famílias.


Contudo, o nosso país saiu de uma ditadura, mas sem saber exatamente onde queria chegar, chegou à democracia, mas ainda não encontrou a sua essência.





2 comentários:

  1. Com certeza ainda não conseguimos nos libertar totalmente mesmo tendo passado anos da ditadura e vivermos em um mundo totalmente globalizado. Somos livres e somos presos, o verdadeiro grito da "liberdade total" ainda esta longe de acontecer!!!

    ResponderExcluir
  2. Belo texto e excelente alegoria. Sem dúvida, hoje, no Brasil, em pleno século XXI, inúmeros "coronéis" ainda fazem das pequenas cidades as suas "fazendas", seus currais eleitorais e dos trabalhores os seus "escravos", em que estes trabalham e no final do mês não recebem seus honorários. Infelizmente, o legislativo destas pequenas cidades é, na maioria das vezes, inoperante e acompadrado com tais arbitrariedades. Cabe agora ao povo escolher melhor os seus representantes, seja no Executivo, quanto no Legislativo. Afinal, vivemos em uma "democracia", não?

    ResponderExcluir