segunda-feira, 11 de julho de 2011

O que é política? ( Uma possibilidade dentre muitas)

Desde a época de Platão e sua obra a República, muitos pensadores procuram entender a natureza humana, quando esta convive em ambiente coletivo e provocam disputas pelo poder pra alcançar os objetivos que estabelecem para si. Mas definir a política apenas por uma ótica normativa pode levar qualquer um ao erro, visto que ela é elaborada a partir das relações coletivas que se desenvolveram historicamente. Por isso, uma retrospectiva histórico-social é o que pode elaborar o conceito do que é política. Para tal, observa-se uma citação de Platão para que se possa iniciar uma discussão sobre a política:“ Outrora na minha juventude experimentei o que tantos jovens experimentaram. Tinha o projeto de, no dia em que pudesse dispor de mim próprio, imediatamente intervir na política.” Partindo desse aspecto Platão expressa a relação que tinha com a política e daí revela uma condição comum aos gregos de sua época que obtinham tal condicionamento por meio da vinculação que estabeleciam com as situações vivenciadas dentro da polis.
Para entender o que é política, importante é trazer as idéias de alguns pensadores, sejam eles passados ou contemporâneos.



Aristóteles, com a obra A Política, tratou sobre a natureza, funções e divisões do Estado e suas diferentes formas de governar. Dessa forma a palavra política sempre designará as atividades que se referem ao Estado.
Para Norberto Bobbio, o sentido da palavra "política" na sua origem clássica se deriva, da palavra grega polis (politikós), ou seja, tudo o que se refere à cidade, a tudo, o que é urbano, civil e público. Já na visão de Hobbes, a política está diretamente ligada a obtenção de vantagem, concepção essa que pode soar como extremamente radical. Mas daí, muitos conceitos se ramificam e definem a política como uma forma de poder do homem sobre outro homem. Partindo desse ponto uma definição da política como poder nasce: a necessidade de se organizar o poder. Isso se dá, pois a idéia de poder parte da idéia de se obter direito, esse pensamento é inerente a todos os seres humanos e está ligado as condições emocionais, logo é importante a organização dele seja por liderança, formas de governo ou instituição.


Weber em uma de suas idéias traz a política comparada as iniciativas econômicas, dizendo que ela pode ser uma ocupação subsidiária ou uma vocação. Com isso existem dois tipos de pessoas: as que vivem para a política e fazem dela a sua vida de forma subjetiva e as que vivem da política, essas usam a política como fonte de renda.


Observando algumas posições sobre o que é a política, é difícil dar a ela apenas uma definição, isso porque ela parte das relações humanas envolvendo desejos e emoções inseridos em todos. Mas importante é deixar claro que apesar de ser extensa a política pode ser entendida como a organização das relações humanas que parte do campos das idéias e se transformam em ações ramificadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário