terça-feira, 13 de setembro de 2011

Homem e natureza: sociedade, economia e desenvolvimento sustentável.

o*

A relação do homem com a natureza sempre foi tema para discussões polêmicas. Isso acontece porque o homem, movido pelo sistema econômico baseado no capital, estabelece com a natureza uma relação desarmoniosa. Uma das soluções para remodelar a relação do homem com o meio natural, tornando-a positiva, está no desenvolvimento sustentável.

A economia predominante, que se baseia no retorno financeiro, trata a natureza e seus recursos como ilimitados, mas todos sabem que tais recursos são limitados e se não forem repostos, poderão chegar à escassez. Entender isso é difícil pelo fato de que estes conceitos de exploração estão fortemente intrínsecos no conceito de crescimento econômico baseado no consumo.

O homem faz parte de algo grandioso que é a natureza, mas ele tem esse seu ambiente como uma propriedade, esquecendo que todas as suas ações tem impacto sobre este meio ambiente e que a preservação dele é fundamental para a sua sobrevivência. Todo esse esquecimento é observado quando o ser humano coloca as atividades agropecuárias, extrativistas minerais, a exploração de madeira, entre outras, acima das ações de conservação que estão baseadas no não desmatamento e no cuidado de não se contaminar o solo, rios e outros com mercúrio e outros componentes químicos oriundos da destruição do meio natural.

Observando essas controvérsias que existem do homem para com a natureza, existe aí uma relação contrária entre seres humanos e a natureza, diante disso é preciso remodelar esse relacionamento, colocando como uma relação de troca e cuidado e não de dominância e exploração. Dessa forma a relação “homem x natureza” deixa de existir e se transforma numa relação nomeada como “homem e natureza”, restabelecendo um pacto que possa equilibrar a destruição e a construção numa relação mútua e solidária entre o meio ambiente e seus habitantes pensantes, homens e mulheres. Contudo é necessária uma intervenção social e cultural no sentido de conscientização das pessoas no que diz respeito a conservação ambiental; política com o objetivo de elaborar planos e projetos que sejam claros quanto aos modos de exploração, ou melhor, utilização dos recursos naturais e por fim econômica que consiga conciliar as necessidades humanas com o cuidado ao meio natural.


Tudo isso só será possível se na construção dessas intervenções houver um ponto de referência denominado de desenvolvimento sustentável, que é a possibilidade de se obter crescimento e desenvolvimento econômico garantindo os recursos naturais para próximas gerações por meio da preservação, do cuidado e da conservação da natureza.




Um comentário:

  1. Esse texto foi elaborado no componete curricular Ofcina de Redação. Ainda não recebi a nota, mas publiquei aqui.
    Virão ao Durkheim e Foucault.

    ResponderExcluir